segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Missionários da Luz - Capítulo 10 - Materialização

1) O que é Ectoplasma? Qual sua importância diante da materialização?
Ectoplasma é a energia condensada, carregada de elementos vitais, própria dos seres encarnados. Na materialização, é um dos componentes utilizados pelos espíritos para moldar a forma que surgirá materializada.

2) Como se utilizam os fluídos ? quais suas combinações?
Os fluidos utilizados na materialização, envolvem uma combinação dos elementos vitais do médium, energias do ambiente e da natureza.

3) Como é feita a integração entre os fluidos com os elementos das plantas e das águas?
A integração é feita pelos técnicos do plano espiritual e desconhecemos o processo.

4) Qual a necessidade do ozonização do ambiente para uma materialização?
Higienização do ambiente, desagregar formas mentais grosseiras, fluidos deletérios e as "larvas" mentais, a fim de que a energia vital do médium, utilizada na materialização, possa ser preservada.

5) Por que há um preparo diferenciado na materialização para com o de outras reuniões mediúnicas?
A diferenciação quem a faz somos nós, os encarnados, que não conseguimos compreender a grandeza do trabalho semanal nas reuniões mediúnicas. Na materialização há um cuidado maior com o médium, pois as energias vitais, que influenciam em sua saúde, estarão "expostas". O processo é o isolamento, o cuidado com os médiuns, a higienização do ambiente, a utilização de ectoplasma, a necessidade de harmonia mental dos participantes, etc.

6) De que forma se verifica a materializaçao? Qual o papel do médium? qual a função dos demais componentes?
Cremos que o capítulo descreve melhor os detalhes.

7) O que é guardar sons? Para quê?
Entendemos que a expressão se refere à possibilidade que os espíritos têm de utilizar as vibrações sonoras ainda presentes na sala para que, estruturando-a em outros níveis vibratórios, possam se comunicar verbalmente. Processo semelhante ocorre nos fenômenos de voz direta, onde um órgão fornador fluídico é criado a fim de articular sons audíveis aos encarnados. Lembremos que tudos são ondas, a expressar os diversos níveis de energia. O som é, portanto, também uma forma
de utilização da energia.

8) Qual a preparaçao que é feita junto ao médium? Por que?
Em síntese, são reajustados os seus processos de metabolismo físico, a fim de que ele possa dispender uma cota maior de energia a ser usada no processo, sem prejuízo para a organização física.

9) Qual a finalidade da materialização? Não poderíamos obter as informações que os Espíritos nos trazem, sem necessitar ter um trabalho delicado como nos mostrou André de preparaçao de uma reunião específica? Ainda mais sabendo-se da delicadeza da uniao Espírito-médium, onde qualquer ato falho pode originar consequencias imprevisíveis?
A materialização, já bastante rara em nossos dias atuais, é comprovar a imortalidade da alma, de uma forma patente e inquestionável. Como todos os fenômenos de efeitos físicos, se caracteriza por atingir a sensibilidade de todos, crentes ou não, e provocar o estudo e o questionamento. Atualmente os espiritos tem se dedicado mais aos fenômenos intelectuais.

10) Se as materializações são produzidas pelos espíritos, que tanto podem materializar uma figura humana, como um par de sapatos ou uma figura animal; qual e por que o processo de interligaçao, utilizando o capítulo, de Alencar com a médium que lhe servia os propósitos? Que, segundo ele nos narra, tem uma potencialidade grande de consequencias funestas ao mínimo erro? Que consequências poderiam ser essas?
Eles estão lidando com energias físicas do médium. Afetar negativamente esta energia tem repercussões não apenas dolorosas, para o médium, e se mal utilizada, pode acarretar desequilíbrio físico grave. Há diferença em se moldar um objeto material, físico, e a materialização espiritual, no ultimo caso, como em todo fenômeno mediúnico, há um intercâmbio entre as energias do espírito e do médium.

11) O que significa exatamente ser a força nervosa matéria plástica?
O ectoplasma pode ser moldado. Este é o significado da palavra "plástica".

12) Todos os nossos aparelhos físicos teriam uma formaçao de matéria plástica?
A força nervosa tem uma associação sutil com o sistema nervoso. Se refere às energias de ligação entre períspirito e o corpo físico, relacionando-se não apenas com o sistema nervoso, mas também o circulatório (através do plama sanguineo) e o sistema endócrino, através da segregação dos hormônios. Os seres orgânicos começam a estruturar esta energia, ao longo da escala evolutiva, tornando-a de composição cada vez mais complexa. Esta força nervosa (ou ectoplasma, ou prana humano, ou energia vital, ou magnetismo humano, ou vitalidade, ou bioplasma, são inúmeros os nomes) torna-se um atributo dos seres orgânicos (plantas, animais, homem). Isto não invalida o fato que outros materiais, não orgânicos, possuam também uma energia material própria. Não por outro motivo a água, por exemplo, é utilizada em muitos processos e é a base da vida orgânica. Um clarividente poderia notar, por exemplo, a "aura" dos objetos.

13) Como se dá essa moldura plástica através da criação mental ?
Os fluidos são manipulados pela vontade, direcionados pelo pensamento.

14) E os casos em que se vê materializações animalescas? Seria o mesmo processo? Isso englobaria a existência do corpo bioplásmatico existente não só no homem como também em animais e plantas?
"Animalescas" no sentido de referente a animais, certo? Conforme citado antes, o corpo bioplásmatico é natural nos seres orgânicos, ainda que não estruturado como nos seres humanos. Na criação destas formas materializadas, elas estarão refletindo o pensamento dos espíritos que conduzem o fenômeno.

15) Qual a necessidade de se verificar uma limpeza enérgica nos centros vitais da médium?
Manter a tranquilidade do metabolismo físico.

A literatura tradicional considera os orificios de saída do ectoplasma como os naturais do organismo. (boca, anus, nariz,genitais etc ) no entanto é possivel que o mesmo saia por todos os poros do corpo. O processo respiratório, a expiração libera uma grande quantidade dessa energia.
Coloração esbranquiçada variando de tons mais claros a escuros. Já foi descrita até a cor preta o que não se observa comumente. Não apresenta coloração. Faz um contraste com as radiações luminosas das peças fosforescentes dando-nos a impressão de que o ambiente esteja cheio de uma névoa, como nas serras, ante os faróis dos veículos.
Elasticidade relativa a algumas dezenas de metros. Como toda forma de energia, não possui elasticiadade nem compressibilidade.
Reação Termica, abaixa a temperatura do ambiente humano de contato imediato. Rouba energia térmica da zona em que estiver espargido, esfriando-a, por conseqüência.
Sensibilidade ao olhar, descreve-se a influencia do olhar dos circunstantes sobre o ectoplasma.
Subordinação aos corpos fisico e etérico. Parece haver menor subordinação ao corpo astral (perispirito) do que ao corpo eterico (corpo vital) e corpo físico.
Docilidade, ao contrario do cordão de prata que não atende sempre ao comando mental do espirito o ectoplasma apresenta-se extremamente domesticável
Adesão de particulas, o ectoplasma pode retornar ao emissor com particulas estranhas que aderem a sua estrutura, podendo causar reações no medium.
Fotossensibilidade, O ectoplasma é sensivel à luz branca comum podendo ser por ela modificado. O ectoplasma queima-se à explosão sob ação da luz banca, amarela, alaranjada e azul.
Densidade flutuante, em função dos fenomenos decorrentes de sua exteriorização, (efeitos fisicos) pode se apresentar de forma solida, liquida ou gasosa. Não. Apresenta-se sempre sob forma de energia e jamais se torna material.
Aspecto à observação, Frio, Gelatinoso, grudento, úmido, untuosos e viscoso modificando-se para floculoso, difuso, leitoso, ,liquido, gasoso, plasmatico e assemelhados. Não. A energia ectoplásmica, em nenhum momento apresenta-se sob formas materiais. Esta resposta aprange o item seguinte. Desagradável ao toque alguns pesquisadores referem certa repulsividade ao tocar o ectoplasma.
Odor: pode exalar odor lembrando o gás ozônio. O que apresenta este odor (de água oxigenada - ozona) é o resíduo materializado do que sobrou após o fenômeno e que é lançado sobre os demais médiuns.
Composição Química, controvertida conforme cada pesquisador. Já foram descritas, substancias albuminoides, glóbulos brancos sanguíneos, celulas epiteliais, muco, lipídios etc. A energia ectoplásmica do fenômeno não possui composição química. O que apresenta tais elementos é o ectoplasma celular, envolvente do protoplasma, segundo os tratados de Citologia.
Combinações, o ectoplasma apresenta-se como um combinaçào de elementos do corpo etérico do medium (fluido vital), elementos do corpo humano, elementos provindos de vegetais provavelmente direcionados por mentes extrafisicas, e até fragmentos moleculares de tecidos da roupa do medium. Não. Como energia que produz os fenômenos de efeitos físicos o ectoplasma reage rigorosamente dentro das leis quânticas de raciação energética e não tem comportamento material.
Seccionável, Podem ocorrer rompimentos do ectoplasma expelido para análise laboratorial. Só se for o ectoplasma celular, porque a energia ectoplásmica que realiza os fenômenos em causa não é passível de análise química. Só os espectrógrafos é que o detectam, sob forma de energia quântica.
Corporificação, corporifica veiculos ou aparêncais e desenvolve manifestações orientadas pelas mentes do emissor ou de outrem
Escala de materialidade, corpo biologico, ectoplasma, cordão de prata e corpo eterico, corpo astral, corpo mental, espirito (inconsciente).
Ectoplasma - SUBSTANCIA ainda pouco conhecida, que flui para fora do corpo humano do medium ectoplasta, atraves da sua manipulação , seja pelo inconsciente ou por inteligencias externas encarnadas ou desencarnadas , ocorrem fenomenos de ordem superfísica, incluindo a materialização ou ectoplasmia que pode ser parcial ou completa. Não é substância. O ectoplasma celular é um outro estado de condensação da energia. O que produz o fenômeno é energia.
Colocação: "Agora sei que instintivamente quando estamos com medo sempre preferimos a luz e não ficar no escuro, pois no nosso intimo acho que sabemos que a materialização não se concretiza, pois o ectoplasma é sensível a luz branca ou amarela, ou mesmo a luz do sol, por isto as visões são a noite e o refugio é sempre para perto da luz."
Explicação: "já haviamos visto aqui em um de nossos estudos passados que a luz do sol pode queimar o fluido; e aqui Dr. Carlos nos coloca que o ectoplasma tb é sensível à luz.branca, amarela, alaranjada ou azul e provavelmente sim, sabemos instintivamente procurar a luz quando algo nos incute receio ou medo. Agora quanto a visões se darem somente à noite, daí fico eu em dúvida, pois entendo que quem "vê" o faz a qualquer tempo ou lugar, noite ou dia. Tem casos em que pessoas às vezes não distinguem encarnados e desencarnados , seja à luz do dia, seja à luz noturna."
Explicação02: "devemos distinguir entre a vidência (uma faculdade mediúnica) e a materialização (um fenômeno físico, também mediúnico). A diferença é que os fenômenos físicos são perceptíveis por todos, enquanto dos ditos intelectuais são de uma percepção mais própria do médium. A videncia pode ocorrer a qualquer tempo, já que depende quase que completamente da interação espírito/médium. É uma faculdade dificil de ser estudada e também vivenciada, já que as percepções variam extremamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário